obesidade infantil - mal que não devia existir

  obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em desenvolvimento.Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.
  De acordo com a Associação Médica Britânica, a principal causa da obesidade infantil é a ingestão de uma grande quantidade de alimentos comparativamente à quantidade de exercício realizada. Ou seja, as crianças não gastam tudo aquilo que ingerem e portanto o organismo acumula. Outras razões podem ser apontadas como causa para a obesidade infantil: nutricionais, psicológicas, ambientais, hormonais, genéticas e medicamentosas.
   Nem todas as crianças que carregam quilos extras estão acima do peso ou obesos. Algumas crianças têm maior do que os quadros médios do corpo. E as crianças normalmente carregam diferentes quantidades de gordura corporal nas diferentes fases de desenvolvimento. Então você não pode saber só de olhar para a criança se o seu peso é um problema de saúde. O médico pode ajudar a descobrir se o peso da criança pode causar problemas de saúde, usando gráficos de crescimento e, se necessário, outros testes.
   A obesidade infantil podem levar a criança a sofrer consequências preocupantes, principalmente para a sua saúde. O risco de desenvolver transtornos durante a adolescência é um exemplo claro do que pode suceder se a criança obesa não receber tratamento e atenção adequada à sua alimentação e forma de vida. Antes, a obesidade era um problema exclusivo dos adultos. Hoje em dia, essa complicação atinge a pessoas cada vez mais jovens. A obesidade na infãncia compromete a saúde da prole. Pode-se diagnosticar problemas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, e níveis altos de colesterol e triglicérides. Além disso, as crianças podem desenvolver problemas psicológicos. As piadas, a intimidação, ou a rejeição por parte dos coleguinhas, podem levá-los a uma baixa auto-estima. São marginalizados pelo aspecto que têm, e todo esse quadro pode gerar transtornos como a bulimia, a anorexia, a depressão, e levá-las a ter hábitos extremos como o consumo de drogas e outras substâncias nocivas.
    tratamento da obesidade infantil passa pela reeducação alimentar e mudanças de comportamento,  assim como pela prática regular de exercício físico. Em algumas situações recorre-se à cirurgia.
    Prevenção:
1- Quanto maior a variedade de alimentos na dieta, maior garantia de que a alimentação seja equilibrada e de que contém todos os nutrientes necessários.
2- Os cereais (pão, massas, arroz, etc.), as batatas e legumes, devem constituir a base da alimentação, de maneira que os hidratos de carbono representem entre 50 e 60% das calorias da dieta.
3- Recomenda-se que as gorduras não superem os 30% da ingestão diária, devendo reduzir-se o consumo de gorduras saturadas e ácidos graxos.
4- As proteínas devem estar entre 10 e 15% das calorias totais, devendo combinar proteínas de origem animal e vegetal.
5- Deve-se aumentar a digestão diária de frutas, verduras e hortaliças até alcançar pelo menos, 400g ao dia. Isso é, comsumir no mínimo, 5 rações ao dia desses alimentos.
6- Moderar o consumo de produtos ricos em açúcares simples, como guloseimas, doces e refrescos.
7- Reduzir o consumo de sal, de toda procedência, pelo menos 5g por dia, e promover a utilização de sal iodado.
8- Beber entre um e dois litros de água por dia.
9- Nunca deixar de tomar um café da manhã completo, composto por lácteos, cereais (pão, bolachas, cereais) e frutas, e dedicar-se entre 15 e 20 minutos. Desta maneira, evita-se ou reduz a necessidade de consumir alimentos menos nutritivos no meio da manhã e se melhora o rendimento físico e intelectual no colégio.
10- Envolver todos os membros da família nas atividades relacionadas com a alimentação: fazer a compra, decidir o menú semanal, preparar e cozinhar os alimentos, etc.
11- Fazer exercícios físicos
  

0 comentários:


bom dia!!

totalgifs.com bom-dia gif gif 15.gif

totalgifs.com gatinhos gif gif 51.gif




momento oração

(obs: seja sincero com Deus!faça a sua própia oração)

Querido Deus
Obrigado por tudo que o senhor entregou em minhas mãos,
Obrigado pelos elementos que existem na terra que deixam a humanidade viver,
Obrigado pela internet que uso neste momento,
Abençoa cada pessoa que está lendo isto agora ,
Nos dai um bom dia e uma boa noite,
Desde já te peço e te agradeço
Amém.

q horas são?

data:



Visitantes

para visitantes:

totalgifs.com boneco-palito gif gif palito5.gif
-olha! quem é/são essa(s) pessoa(S) maravilhosa(s) que está/estam nos olhando?
- é/são a(s) pessoa(s) que vai/vão comentar!

Seguidores

obg

ass.:

ass.:
Tecnologia do Blogger.